Nossa Proposta Pedagógica

O Colégio Batista Fluminense faz uma ponte entre a tradição e a modernidade no ensino. Nossa equipe de educadores acredita na formação integral do ser humano, priorizando o aprendizado de valores que promovam a vida em sua plenitude para que nossos estudantes se tornem especialistas qualificados, éticos, com o hábito no estudo e pesquisa, cultivando sempre a curiosidade e criatividade, com sensibilidade e a compaixão.

Priorizando os processos de aprendizagem contínuos, cooperativos e colaborativos, os projetos apresentados dialogam com as demandas da realidade local e global dos estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e curso Pós-Médio na modalidade Normal.

Contribuímos para a formação de cidadãos comprometidos com a preservação e promoção da vida e para isso investimos em excelência acadêmica, com ações inovadoras e prática de ações voluntárias através dos projetos sociais, estabelecendo relações entre o cotidiano escolar e a realidade social do aluno.

A Educação Ambiental no Colégio Batista é um instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza, desenvolvendo ações educativas sobre questões e problemas ambientais, por meio de métodos ativos, conscientizando sobre a necessidade de proteção e preservação do meio ambiente. Nosso objetivo é que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental, promova a melhoria da qualidade de vida e reduza a pressão sobre os recursos ambientais.

Além de preservar toda a sua tradição, o Colégio Batista Fluminense aposta na utilização de tecnologia em sala de aula tornando o aprendizado mais prazeroso e interativo para os alunos que, por meio de multimídias, vivenciam múltiplas experiências. Essa inovação é grande aliada ao sistema de ensino que utilizamos, fazendo da tecnologia um dos instrumentos que auxiliam no desenvolvimento do indivíduo. Inserindo cada estudante no processo educacional de pesquisador, interagindo com o conhecimento de forma dinâmica e criativa, proporcionando o diálogo da cultura escolher com os avanços da modernidade, tornando-o protagonista na construção do seu conhecimento.

Sistemas de ensino

Usamos a metodologia educacional “Sistema Ari de Sá” (SAS), adotado como plataforma para todas as turmas da Instituição. O sistema permite o acesso dos pais e mães para o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes, bem como, o apoio em atividades que forem solicitadas. 

O sistema SAS está presente nas melhores escolas de todo o Brasil, com o objetivo de oferecer soluções completas e integradas para uma educação de excelência desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Encorajando os nossos estudantes a serem mais investigados e a construírem o conhecimento por meio de suas vivências 

Envolver os estudantes na aprendizagem por meio da brincadeira, naturalmente incentiva a exploração, inspira a criatividade e cria conexões significativas desenvolvendo conceitos que estão aprendendo uns com os outros.

A LEGO® Education tem sido pioneira em estruturar recursos de maneira progressiva que permitem experiências de aprendizagem lúdica independente da idade e aptidão, com o objetivo de engajar os estudantes na aprendizagem STEAM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

O mundo está mudando de muitas maneiras e as soluções da LEGO® Education auxiliam os estudantes  a desenvolverem  resiliência e a confiança para que possam trilhar com sucesso seus caminhos no  agora e no futuro

Aprendizagem prática da LEGO® Education

Estudos da Fundação LEGO® mostram que estar fisicamente envolvido antes, durante ou depois de aprender algo ajuda o cérebro a reter melhor as informações. Por isso, cada solução prática incorpora as cinco características da experiência de aprendizagem lúdica:

  • Alegria;
  • Envolvimento ativo;
  • Interatividade social. ‍

Dessa forma os professores podem criar um ambiente onde os estudantes possam desenvolver a resiliência e a confiança na aprendizagem por meio das atividades e brincadeiras intencionais que estimulam a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico.

Para dar suporte aos estudantes e oportunizar uma educação integral, o Colégio Batista Fluminense conta com a parceria do programa Bene:), voltado à formação ética e socioemocional dos estudantes do Infantil ao Ensino Fundamental — Anos Finais.

Desenvolvido pelo Instituto Hexis para a Educação Básica, o Bene:) contribui no desenvolvimento relacionado à comunicabilidade, inovação e experiência, estabilidade emocional, consciência, socialização e autotranscendência. Além disso, o programa tem como virtudes a “Fé, a Esperança e o Amor”, que também são consideradas critérios teologais.

Conheça a seguir os pressupostos do Bene:) e os benefícios que representa para o ensino e estão presentes em nossa instituição:

a) que o ser humano está em permanente processo de construção;

b) que a escola deve contribuir para uma formação integral, nas dimensões cognitiva, socioemocional, corporal e ética da existência, na relação com o outro e com Deus, que expressa a busca de autotranscendência.

São estruturantes ao projeto: (i) Virtudes morais, (ii) Competências e Habilidades socioemocionais, (iii) Virtudes geradoras — fé, esperança e amor, (iv) fases do desenvolvimento humano, de acordo com Freud, Piaget, Erikson e Kohlberg; que se articulam e se integram em um todo complexo.

Alinhado ao pilar INOVAÇÃO, o Colégio Batista Fluminense oferece da Educação Infantil ao 9º ano, o Programa Bilíngue Edify Education. Essa proposta de ensino busca incluir e desenvolver as habilidades dos estudantes na língua inglesa,  em cinco (05) momentos ao longo da semana, sendo a carga máxima para um Colégio Bilíngue.

O Edify Education é um método presente em 270 escolas e oportuniza o bilinguismo a partir de um conteúdo inovador.